O que é foco para você? No dicionário é descrito como "ponto para onde convergem os raios luminosos refletidos por um espelho ou refratados por uma lente". Hem?? Isso mesmo, trazendo para o mundo dos negócios, foco é um objetivo, no meu ponto de vista e para você? Como definiria foco?
Traçar um objetivo é um fator determinante para que se alcance um resultado, para que suas metas sejam atingidas e não somente no âmbito profissional, mas também no pessoal, ou seja, ter foco é importante em qualquer área da vida, seja profissional, seja pessoal.
No campo profissional, o que é para você foco no cliente? Alguém pensa realmente no cliente antes de tudo? Ele é a razão do seu negócio?
Empresas que têm foco no cliente, possuem a capacidade de ouvir, entender seu cliente a partir de sua perspectiva, ou seja, pensar no cliente com as perspectivas do "no" e "do" e não simplesmente fica preocupado com suas metas e lucros, afinal tudo isso só será possível através dele "o cliente".
Ainda é possível perceber que o foco no cliente anda cada vez mais escassos, tendo em vista o péssimo atendimento que os "tiradores de pedidos" também chamados de vendedores, têm feito. Passei por situações bastante chatas essa semana, onde fui comprar um produto em promoção, anunciado em TV e o funcionário em uma loja disse que o produto havia acabado, entrei na segunda e o outro funcionário me informou que a oferta era até o dia anterior.
O interessante é que havia pilhas do produto na centro da loja, e ninguém para atender, é claro, além de ter alguém anunciando também dentro da loja. O melhor de tudo... eu queria comprar o produto mesmo fora da promoção e acreditem se quiserem, a tiradora de pedido, quando perguntei o preço do produto, saiu falando, andando para outro lado, que era o valor da parcela e me largou ali.
Qual será o futuro das empresas que não sabem atender um cliente? Será que estão realmente preocupadas com isso? Já não a tinha simpatia com a loja em questão, agora é que não compro nada lá mesmo.
Cuidem dos clientes de vocês e principalmente, cuidem de quem está à frente representando sua marca, sua empresa, essas pessoas precisam ser preparadas de verdade para representar a camisa que vestem e com satisfação. Não basta apenas dar um treinamento e colocar lá e pronto, é necessário um acompanhamento, avaliações, reavaliações e reciclagens. Só assim seu cliente, talvés terá alguma satisfação na sua empresa, com sua marca.
"O que fideliza um cliente é a marca que você deixa nele".
Traçar um objetivo é um fator determinante para que se alcance um resultado, para que suas metas sejam atingidas e não somente no âmbito profissional, mas também no pessoal, ou seja, ter foco é importante em qualquer área da vida, seja profissional, seja pessoal.
No campo profissional, o que é para você foco no cliente? Alguém pensa realmente no cliente antes de tudo? Ele é a razão do seu negócio?
Empresas que têm foco no cliente, possuem a capacidade de ouvir, entender seu cliente a partir de sua perspectiva, ou seja, pensar no cliente com as perspectivas do "no" e "do" e não simplesmente fica preocupado com suas metas e lucros, afinal tudo isso só será possível através dele "o cliente".
Ainda é possível perceber que o foco no cliente anda cada vez mais escassos, tendo em vista o péssimo atendimento que os "tiradores de pedidos" também chamados de vendedores, têm feito. Passei por situações bastante chatas essa semana, onde fui comprar um produto em promoção, anunciado em TV e o funcionário em uma loja disse que o produto havia acabado, entrei na segunda e o outro funcionário me informou que a oferta era até o dia anterior.
O interessante é que havia pilhas do produto na centro da loja, e ninguém para atender, é claro, além de ter alguém anunciando também dentro da loja. O melhor de tudo... eu queria comprar o produto mesmo fora da promoção e acreditem se quiserem, a tiradora de pedido, quando perguntei o preço do produto, saiu falando, andando para outro lado, que era o valor da parcela e me largou ali.
Qual será o futuro das empresas que não sabem atender um cliente? Será que estão realmente preocupadas com isso? Já não a tinha simpatia com a loja em questão, agora é que não compro nada lá mesmo.
Cuidem dos clientes de vocês e principalmente, cuidem de quem está à frente representando sua marca, sua empresa, essas pessoas precisam ser preparadas de verdade para representar a camisa que vestem e com satisfação. Não basta apenas dar um treinamento e colocar lá e pronto, é necessário um acompanhamento, avaliações, reavaliações e reciclagens. Só assim seu cliente, talvés terá alguma satisfação na sua empresa, com sua marca.
"O que fideliza um cliente é a marca que você deixa nele".
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