Translate

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Negócios na Web: Que mundo é esse?


Um mercado predominantemente físico passa a ser basicamente eletrônico, tudo isso consequência da evolução tecnológica onde as empresas precisaram mudar a forma como se relacionam entre si e com seus clientes. A internet tornou-se um ambiente de negócios e inovação, uma vez que abre a oportunidade de inserir modelos de negócios que em uma estrutura off-line poderia não dar certo, como por exemplo, sites de informações com dicas de moda e beleza. Quem iria a uma loja para ter uma dica de esmalte ou de maquiagem? Ou quantas pessoas fariam isso? Agora imagina isso na internet, a qualquer hora, de qualquer lugar, inclusive do celular?
A era digital tem demando muitas mudanças de estratégias das empresas, pois o advento da internet vem remodelar antigos conceitos e estruturas. Inicialmente a internet era o meio de comunicação das empresas, atualmente é o ambiente de compra do cliente, ou seja, tem cumprido muito além do seu papel de simplesmente comunicar.
O comércio eletrônico também conhecido como e-commerce, f-commerce é hoje a grande sacada das empresas, uma vez que o seu cliente pode está em qualquer lugar do mundo e não necessariamente no seu estado, no seu bairro, o cliente está a alguns cliques de fazer negócios com sua empresa. Um dado interessante que ressalta a repercussão da internet no mundo dos negócios é saber que para interligar um bilhão de pessoas ao telefone, demorou pelo menos cem anos enquanto que na internet cinco anos foram o suficiente para conectar o mesmo número de pessoas.
Diante desses dados, não habitar a internet é o mesmo que se esconder do mundo, dos seus próprios clientes. Pesquisas apontam que 30% dos internautas brasileiros tem um smartphone, isso significa que tem muita gente conectado o tempo todo. Apontam ainda que 55% utilizam como mecanismo de busca e 80% pesquisam preço. E a sua loja, já está acessível no mercado online?
O Marketing digital requer um trabalho minucioso, muito mais cuidadoso do que já se fazia. Na era do compartilhamento, da gestão do conhecimento, da colaboração onde a tecnologia influencia comportamentos e exige ações imediatistas tendo em vista que não há controle sobre a marca, o consumidor não é mais um receptador da comunicação e passou ser o retransmissor e formador de conteúdo.
O Brasil é a sexta economia mundial, é um país dos BRICS e já dizia Kotler “não é possível ao Brasil voltar à autonomia que tinha nos anos 1960. O Brasil tem de saber produzir valor continuamente e saber comprar e vender em uma base de valor em qualquer lugar do mundo e, para isso, ele e todos os outros países precisam estar alertas aos fatos mundiais e à constante mudança que vem acontecendo”. Diante desse contexto, você acredita que dentro de cinco anos será possível sobreviver fora do ambiente digital?


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Marketing Olfativo: você sabe o que é? | Portal Carreira & Sucesso

Marketing Olfativo: você sabe o que é? | Portal Carreira & Sucesso

O Poder do Consumidor - A Voz Ativa


A voz do consumidor tem ganhado cada vez mais poder no mercado. Alguns fatos ocorridos nos últimos meses retratam claramente esse novo comportamento que tem se mostrado bastante atento, exigente e muito bem informado ciente dos seus direitos e dispostos a exigir seu cumprimento.
Essa força pode ser relembrada em alguns fatos recentes, como por exemplo, a suspensão das operadoras de telefonia móvel que foram proibidas de comercializar planos de linhas pós-pago até que apresentassem um plano eficaz, beneficiando o consumidor. A reclamação foi referente ao sinal das operadoras que estavam péssimos.
Agora é a vez das operadoras dos planos de saúde, que também serão proibidas de vender alguns planos de saúde, que ficarão suspensos por um período de 90 dias a contar a partir dessa sexta-feira, dia 06/10/2012. Tudo isso resultado de inúmeras reclamações. Consulte aqui a lista dos planos suspensos.
Cabe às empresas fazer uma reflexão em relação a essas ações que vem acontecendo e perceber seu papel diante do seu cliente, uma vez que devido a ele que seu negócio existe. O momento é de inovar e renovar, pensar levando em conta o mercado atual e o consumidor da atualidade. Como está a relação da sua empresa com seu cliente?
Era do compartilhamento, esse cliente cada vez mais exigente e comprovadamente mais ativo no mercado, capaz de ser ouvido o que há algum tempo atrás não acontecia de forma tão clara, capaz de modificar o cenário e fazer com as empresas cumpra realmente suas obrigações, pois eles estão de olho mesmo.
A internet abriu um leque de oportunidades, bem expansivo, e com isso fidelizar é algo extremamente difícil e se sua empresa não mantém um relacionamento próximo com seu cliente, não ouve o que ele está dizendo, sua reclamação, está fadado ao fracasso.
Outro case que ganhou muita repercussão foi à loja que destratou uma cliente nas redes sociais, e o pior é que não era qualquer cliente, com todo respeito a todos sem exceção, mas se tratava de uma figura pública, conhecida nos grandes meios de comunicação. Vale ressaltar que a atitude da empresa foi de extrema falta de respeito, porém o aprendizado que se tira disso foi demonstrado no grande burburinho gerado devido ao imediatismo da internet, em outros meios a repercussão não teria o mesmo resultado, tantas pessoas compartilhando o mesmo assunto e postando sua opinião.
Acredito que é isso que deve ser levado em conta, o cliente tem sempre o dedo no “compartilhe” e a internet está aí para permitir que se expresse para o mundo e não mais apenas para um pequeno grupo de amigos. Como você trata seu cliente?
Leia também:

Decisão de compra é cada vez mais baseada em comentários na web