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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Poder do Consumidor - A Voz Ativa


A voz do consumidor tem ganhado cada vez mais poder no mercado. Alguns fatos ocorridos nos últimos meses retratam claramente esse novo comportamento que tem se mostrado bastante atento, exigente e muito bem informado ciente dos seus direitos e dispostos a exigir seu cumprimento.
Essa força pode ser relembrada em alguns fatos recentes, como por exemplo, a suspensão das operadoras de telefonia móvel que foram proibidas de comercializar planos de linhas pós-pago até que apresentassem um plano eficaz, beneficiando o consumidor. A reclamação foi referente ao sinal das operadoras que estavam péssimos.
Agora é a vez das operadoras dos planos de saúde, que também serão proibidas de vender alguns planos de saúde, que ficarão suspensos por um período de 90 dias a contar a partir dessa sexta-feira, dia 06/10/2012. Tudo isso resultado de inúmeras reclamações. Consulte aqui a lista dos planos suspensos.
Cabe às empresas fazer uma reflexão em relação a essas ações que vem acontecendo e perceber seu papel diante do seu cliente, uma vez que devido a ele que seu negócio existe. O momento é de inovar e renovar, pensar levando em conta o mercado atual e o consumidor da atualidade. Como está a relação da sua empresa com seu cliente?
Era do compartilhamento, esse cliente cada vez mais exigente e comprovadamente mais ativo no mercado, capaz de ser ouvido o que há algum tempo atrás não acontecia de forma tão clara, capaz de modificar o cenário e fazer com as empresas cumpra realmente suas obrigações, pois eles estão de olho mesmo.
A internet abriu um leque de oportunidades, bem expansivo, e com isso fidelizar é algo extremamente difícil e se sua empresa não mantém um relacionamento próximo com seu cliente, não ouve o que ele está dizendo, sua reclamação, está fadado ao fracasso.
Outro case que ganhou muita repercussão foi à loja que destratou uma cliente nas redes sociais, e o pior é que não era qualquer cliente, com todo respeito a todos sem exceção, mas se tratava de uma figura pública, conhecida nos grandes meios de comunicação. Vale ressaltar que a atitude da empresa foi de extrema falta de respeito, porém o aprendizado que se tira disso foi demonstrado no grande burburinho gerado devido ao imediatismo da internet, em outros meios a repercussão não teria o mesmo resultado, tantas pessoas compartilhando o mesmo assunto e postando sua opinião.
Acredito que é isso que deve ser levado em conta, o cliente tem sempre o dedo no “compartilhe” e a internet está aí para permitir que se expresse para o mundo e não mais apenas para um pequeno grupo de amigos. Como você trata seu cliente?
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Decisão de compra é cada vez mais baseada em comentários na web



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