Translate

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Negócios na Web: Que mundo é esse?


Um mercado predominantemente físico passa a ser basicamente eletrônico, tudo isso consequência da evolução tecnológica onde as empresas precisaram mudar a forma como se relacionam entre si e com seus clientes. A internet tornou-se um ambiente de negócios e inovação, uma vez que abre a oportunidade de inserir modelos de negócios que em uma estrutura off-line poderia não dar certo, como por exemplo, sites de informações com dicas de moda e beleza. Quem iria a uma loja para ter uma dica de esmalte ou de maquiagem? Ou quantas pessoas fariam isso? Agora imagina isso na internet, a qualquer hora, de qualquer lugar, inclusive do celular?
A era digital tem demando muitas mudanças de estratégias das empresas, pois o advento da internet vem remodelar antigos conceitos e estruturas. Inicialmente a internet era o meio de comunicação das empresas, atualmente é o ambiente de compra do cliente, ou seja, tem cumprido muito além do seu papel de simplesmente comunicar.
O comércio eletrônico também conhecido como e-commerce, f-commerce é hoje a grande sacada das empresas, uma vez que o seu cliente pode está em qualquer lugar do mundo e não necessariamente no seu estado, no seu bairro, o cliente está a alguns cliques de fazer negócios com sua empresa. Um dado interessante que ressalta a repercussão da internet no mundo dos negócios é saber que para interligar um bilhão de pessoas ao telefone, demorou pelo menos cem anos enquanto que na internet cinco anos foram o suficiente para conectar o mesmo número de pessoas.
Diante desses dados, não habitar a internet é o mesmo que se esconder do mundo, dos seus próprios clientes. Pesquisas apontam que 30% dos internautas brasileiros tem um smartphone, isso significa que tem muita gente conectado o tempo todo. Apontam ainda que 55% utilizam como mecanismo de busca e 80% pesquisam preço. E a sua loja, já está acessível no mercado online?
O Marketing digital requer um trabalho minucioso, muito mais cuidadoso do que já se fazia. Na era do compartilhamento, da gestão do conhecimento, da colaboração onde a tecnologia influencia comportamentos e exige ações imediatistas tendo em vista que não há controle sobre a marca, o consumidor não é mais um receptador da comunicação e passou ser o retransmissor e formador de conteúdo.
O Brasil é a sexta economia mundial, é um país dos BRICS e já dizia Kotler “não é possível ao Brasil voltar à autonomia que tinha nos anos 1960. O Brasil tem de saber produzir valor continuamente e saber comprar e vender em uma base de valor em qualquer lugar do mundo e, para isso, ele e todos os outros países precisam estar alertas aos fatos mundiais e à constante mudança que vem acontecendo”. Diante desse contexto, você acredita que dentro de cinco anos será possível sobreviver fora do ambiente digital?


Nenhum comentário:

Postar um comentário