Translate

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Porque sua Empresa precisa do Marketing?

Satisfazer os desejos e necessidades do cliente. Este é o conceito básico do Marketing, porém seu negócio é pequeno e você não ver necessidade de investir dinheiro em uma área que julga não ser tão necessária nesse momento, afinal você tem clientes, está ganhando dinheiro, coloca alguns cartazes dizendo “promoção”. Promoção é um dos 4 P´s de Marketing, então você está fazendo Marketing?
De acordo com Kotler (2011) o princípio básico do Marketing é a troca, onde se baseia primeiro na existência do desejo e a necessidade na obtenção de um produto ou serviço e do outro lado à oferta com o objetivo de satisfazer esse desejo e atender a necessidade do consumidor. consumidor.
Atualmente, com o advento da internet, as ações de Marketing têm demandado menos investimentos e com isso atingindo um público em larga escala e também mais exigente. Para Kotler (2010, p. 18) atualmente vive-se a chamada era digital ou “era da sociedade criativa e do Marketing do Espírito humano”, onde as ações de Marketing devem ser pensadas no que é valor para o cliente.
O Marketing é fundamental nas empresas, tendo em vista que é responsável por incluir e acompanhar as mudanças no mercado, dita tendências, entende e satisfaz suas necessidades. Na maioria das vezes é uma ação complexa, pois cabe ao marketing criar valor para o cliente, gerir os relacionamentos a fim de manter uma boa relação cliente empresa, desenvolver ações de marketing integrado com habilidades para identificar novas oportunidades. 
Seja por meio on-line ou off-line, o foco do marketing é atender e satisfazer as necessidades dos seus clientes, no entanto algumas mudanças são percebidas no modo como se relacionar, como se aplicam os processos, no comportamento do consumidor on-line.
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Desafios e Valores de Marketing


O Marketing tem a função de identificar novos negócios, abrir novas oportunidades, os aperfeiçoa e é responsável por gerar resultados. Tem como objetivo principal atender necessidades e estimular os desejos de forma a despertar a percepção de valor para o consumidor e obter retorno para as empresas.
Promove a relação cliente empresa, é o mentor das ideias criativas e inovadoras, capaz de convencer o cliente, despertar seu interesse e aguçar sua necessidade em relação a um produto ou marca. O Marketing aproxima as pessoas.
Uma grande campanha só vale o investimento quando consegue fazer com o produto ou marca atenda as expectativas e desejos dos clientes. O Marketing precisa conversar com o cliente, do contrário poderá passar despercebido, não despertará a percepção de valor esperada e reverter à imagem será algo bem difícil, quase impossível.
Devido às extensas possibilidades, as atribuições do Marketing vão desde a construção da marca, do desenvolvimento do produtor, da formação do preço, até a logística. É o responsável pela inserção e posicionamento da marca ou produto no mercado, além da capacidade de comunicar com seu público diversificado nas variadas mídias e formatos, capaz de lançar e antever tendências no mercado.
Empreendedor, estratégico e/ou operacional, os desafios do Marketing é fazer perceber seu valor dentro das empresas e se tratando de organizações essa percepção é demonstrada por meio de números, a partir dos resultados alcançados, da aceitação e aprovação do cliente, apresentando assim o valor de sua profissão.
Conclui-se que o Marketing é a área que acompanha o mercado e foi se adaptando ao longo do tempo. Proporcionam as empresas, possibilidades no cenário econômico, uma vez sintonizado as novas tendências, indica novas oportunidades e negócios com condições de abrir e fazer frente aos concorrentes.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

As Fases do Marketing


O Marketing teve início no Brasil na década de 50, período em que a economia vivia o início da industrialização, nessa época eram poucas as empresas existentes e o mercado era dominado pela agricultura. Nessa época o Marketing era orientado para vendas, incentivando o consumo devido ao desenvolvimento da indústria que inseria produtos como aparelhos de televisão e eletrodomésticos que por sua vez conferia valor e status aos consumidores.
Na década de 60 acompanhando as mudanças o Marketing vê o mercado sob outra ótica e então os produtos ganham destaque e o Marketing passa a pensar de forma integrada, traçando plano para os produtos junto com a força de vendas. Esse foi um período de muitas mudanças política, que junto veio à ascensão econômica do país promovendo a chegada de empresas no Brasil e o crescimento da classe média urbana e do próprio Marketing.
O Mix de Marketing surge na década de 70, momento de inovação na indústria e devido a isso houve um avanço no Marketing que deu forma ao Mix e abriu portas para a exportação onde o Brasil consegue chegar a outros mercados. Click aqui e saiba mais sobre o Brasil a partir da década de 50.
O aumento da inflação desenha um quadro com dificuldades para o Marketing na década de 80 e o preço é o único diferencial das empresas frente aos concorrentes. O rumo da economia do país enfraquece o Mix Marketing nesse período.
Mas tudo tende a melhorar na década de 90 especialmente a partir de 1995 com a entrada do Plano Real. Houve abertura de novos mercados e chega e era da competitividade, tornando o Marketing mais necessário para as empresas e com a concorrência cada vez mais acirrada.
Na atualidade o Marketing vive a era digital ou a era do Marketing 3.0 com a ascensão da internet, as mídias sociais que hoje são as grandes propulsoras desse mercado. Esse período é marcado pelo imediatismo e no campo da internet, as estratégias de Marketing têm demandado menos investimentos e com isso atingindo um público mais vasto, porém mais exigente.
O Marketing é essencial para as empresas e suas habilidades são responsáveis pelo sucesso ou fracasso delas uma vez que incentiva o consumo, insita comportamentos irracionais, é persuasivo, potencia seu produto ou marca no mercado além de identificar novas oportunidades e fomentar novos negócios.