Translate

terça-feira, 11 de setembro de 2012

As Fases do Marketing


O Marketing teve início no Brasil na década de 50, período em que a economia vivia o início da industrialização, nessa época eram poucas as empresas existentes e o mercado era dominado pela agricultura. Nessa época o Marketing era orientado para vendas, incentivando o consumo devido ao desenvolvimento da indústria que inseria produtos como aparelhos de televisão e eletrodomésticos que por sua vez conferia valor e status aos consumidores.
Na década de 60 acompanhando as mudanças o Marketing vê o mercado sob outra ótica e então os produtos ganham destaque e o Marketing passa a pensar de forma integrada, traçando plano para os produtos junto com a força de vendas. Esse foi um período de muitas mudanças política, que junto veio à ascensão econômica do país promovendo a chegada de empresas no Brasil e o crescimento da classe média urbana e do próprio Marketing.
O Mix de Marketing surge na década de 70, momento de inovação na indústria e devido a isso houve um avanço no Marketing que deu forma ao Mix e abriu portas para a exportação onde o Brasil consegue chegar a outros mercados. Click aqui e saiba mais sobre o Brasil a partir da década de 50.
O aumento da inflação desenha um quadro com dificuldades para o Marketing na década de 80 e o preço é o único diferencial das empresas frente aos concorrentes. O rumo da economia do país enfraquece o Mix Marketing nesse período.
Mas tudo tende a melhorar na década de 90 especialmente a partir de 1995 com a entrada do Plano Real. Houve abertura de novos mercados e chega e era da competitividade, tornando o Marketing mais necessário para as empresas e com a concorrência cada vez mais acirrada.
Na atualidade o Marketing vive a era digital ou a era do Marketing 3.0 com a ascensão da internet, as mídias sociais que hoje são as grandes propulsoras desse mercado. Esse período é marcado pelo imediatismo e no campo da internet, as estratégias de Marketing têm demandado menos investimentos e com isso atingindo um público mais vasto, porém mais exigente.
O Marketing é essencial para as empresas e suas habilidades são responsáveis pelo sucesso ou fracasso delas uma vez que incentiva o consumo, insita comportamentos irracionais, é persuasivo, potencia seu produto ou marca no mercado além de identificar novas oportunidades e fomentar novos negócios.

2 comentários:

  1. Adorei o post!
    Sem alterações, nada pode ser aperfeiçoado! A cada vez que o marketing se alterou e inovou, tornou-se uma ferramenta ainda melhor! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir