O Marketing teve início
no Brasil na década de 50, período em que a economia vivia o início da
industrialização, nessa época eram poucas as empresas existentes e o mercado
era dominado pela agricultura. Nessa época o Marketing era orientado para
vendas, incentivando o consumo devido ao desenvolvimento da indústria que
inseria produtos como aparelhos de televisão e eletrodomésticos que por sua vez
conferia valor e status aos consumidores.
Na década de 60
acompanhando as mudanças o Marketing vê o mercado sob outra ótica e então os
produtos ganham destaque e o Marketing passa a pensar de forma integrada,
traçando plano para os produtos junto com a força de vendas. Esse foi um
período de muitas mudanças política, que junto veio à ascensão econômica do
país promovendo a chegada de empresas no Brasil e o crescimento da classe média
urbana e do próprio Marketing.
O Mix de Marketing
surge na década de 70, momento de inovação na indústria e devido a isso houve
um avanço no Marketing que deu forma ao Mix e abriu portas para a exportação
onde o Brasil consegue chegar a outros mercados. Click
aqui e saiba mais sobre o Brasil a partir da década de 50.
O aumento da inflação
desenha um quadro com dificuldades para o Marketing na década de 80 e o preço é
o único diferencial das empresas frente aos concorrentes. O rumo da economia do
país enfraquece o Mix Marketing nesse período.
Mas tudo tende a
melhorar na década de 90 especialmente a partir de 1995 com a entrada do Plano Real.
Houve abertura de novos mercados e chega e era da competitividade, tornando o
Marketing mais necessário para as empresas e com a concorrência cada vez mais
acirrada.
Na atualidade o
Marketing vive a era digital ou a era do Marketing 3.0 com a ascensão da
internet, as mídias sociais que hoje são as grandes propulsoras desse mercado.
Esse período é marcado pelo imediatismo e no campo da internet, as estratégias
de Marketing têm demandado menos investimentos e com isso atingindo um público
mais vasto, porém mais exigente.
O Marketing é essencial
para as empresas e suas habilidades são responsáveis pelo sucesso ou fracasso
delas uma vez que incentiva o consumo, insita comportamentos irracionais, é persuasivo,
potencia seu produto ou marca no mercado além de identificar novas
oportunidades e fomentar novos negócios.
Ótimo texto!!
ResponderExcluirAdorei o post!
ResponderExcluirSem alterações, nada pode ser aperfeiçoado! A cada vez que o marketing se alterou e inovou, tornou-se uma ferramenta ainda melhor! Parabéns pelo post!